DIGIVICES E BRASÕES
Cada digiescolhido possui um digivice, o qual é um aparelho digital que possibilita as crianças fazerem seus digimons digivolverem até a fase extrema. O digivice é entregue a cada digiescolhido no acampamento de férias onde eles estavam e caem próximo a eles como meteoros vindo de um portal misterioso.
O digivice pode mostrar até mesmo onde está a localização de outros digiescolhidos e dar suporte para as evoluções para nível perfeito e mega. Sem o digivice e o sentimento do digiescolhido representado pelos brasões, os digimons digivolveriam muito lentamente e somente se lutassem e vencessem outros digimons em batalhas. São raros os digimons que conseguem estar na forma mega e manter essa forma por muito tempo, como os Mestres das Trevas.
Já o brasão é uma espécie de instrumento que simboliza o sentimento padrão do digiescolhido, como coragem do Tai, amizade do Matt, Amor da Sora, Sinceridade da Mimi, Sabedoria do Izzy, Confiança do Joe, Esperança do T.K. e Luz da Kari.
Os digimons só conseguem evoluir para a fase corretamente perfeita quando o seu digiescolhido apresenta esse sentimento em nível profundo, geralmente quando o digiescolhido corre algum perigo.
Quando o sentimento não condiz com o brasão, por exemplo a raiva, o digimon pode digivolver de forma errada e gerar outro digimon perfeito incontrolável na maioria dos casos, como aconteceu com Greymon digivolvendo para SkullGreymon.
Os Brasões são apresentados por Gennai, após a vitória de Angemon sobre Devimon e estão espalhados por todo o Continente Saber, o que faz com que as crianças passem a procurar eles e acabam encontrando em locais inusitados.
Brasão da Coragem
Pertence ao Tai e faz Greymon super digivolver para Metal Greymon na luta contra Etemon, quando Tai não usa esse brasão para evoluir seu parceiro e usa o sentimento de raiva, surge Skull Greymon.
Brasão da Amizade
Pertence ao Matt, e ajuda a Garurumon a evoluir para WereGarurumon, na luta contra Digitamamon que estava atacando ao Joe, e a evolução ocorre por causa do sentimento de Matt de amizade que sentia em ajudar a Joe.
Brasão do Amor
Auxilia na evolução de Birdramon para Garudamon, no primeiro encontro dos digiescolhidos com Myotismon.
Brasão do Conhecimento
É o brasão do Izzy e auxilia na evolução de Kabuterimon para Atlur Kabuterimon na luta contra Vademon que morava em sua dimensão espacial, simboliza a principal virtude de Izzy que é o gênio da tecnologia.
Brasão da Sinceridade
É o Brasão da Mimi e evolui a Togemon para Lillymon na luta contra Dark Tyrannomon, num ataque de Myotismon no mundo real. Evolui a bela Lillymon e a primeira pergunta dela era se ela agora estava bonita.
Brasão da Confiança.
É o Brasão do Joe e evolui Ikkakumon para Zudomon na luta contra Mega Seadramon ao tentar salvar a Wizardmon que estava com o brasão da Luz de Kari.
Brasão da Esperança.
É o brasão do TK e evolui Angemon a Holy Angemon, num dos últimos episódios para a grande luta contra Piedmon, ele demorou a evoluir, mas quando ocorreu, marcou a temporada.
Brasão da Luz.
É o brasão de Kari e estava sob poder de Myotismon, porém depois, Wizardmon consegue recuperar o brasão perdido e entrega aos digiescolhidos, evolui Tailmon para Angewomon, na luta contra Myotismon, derrotando esse poderoso digimau.
Brasão do Milagre.
É o brasão do Davis da Segunda temporada e estava guardado dentro do digiovo do milagre, que estava servindo de gerador de energia para a base voadora do Imperador Digimon, e que em Digimon o Filme, foi liberado por Seraphimon, após Patamon evoluir para liberar esse brasão.
Brasão do Destino.
É o brasão do digiescolhido Willis que estava guardado no digiovo do milagre liberado por Magnadramon em Digimon o Filme, para que Terriermon evoluísse para Gold Rapidmon e libertar seu irmão Cherubimon do vírus.
Brasão da Bondade.
É o brasão de Ken Ichijougi e estava perdido dentro da fortaleza do Imperador Digimon, ele mesmo, e depois que Wormmon morre na batalha contra Kimeramon, ele encontra seu dono, porém nunca foi usado nem na temporada nem em filmes.